Synchrovision records Synchrovision - artists Synchrovision - discography Synchrovision - about us Synchrovision - press releases Synchrovision - dates Synchrovision - gallery Synchrovision - links Synchrovision records merchandising
Synchrovivion records - home Synchrovivion records - contact
Click on the icons on the left to learn
more about the synchrovision artists.
ARCHIFACT
LUKENY
KISUKU
GOO LE GOOSTER
T.R.W.A.P
ASBEST
SOLBRO
CHEO J.A. SOLDER
LAZY RIDERS
SPARTACUSOUL
O
THE SOUNDS
TRAVELLERS
STADE
MOBILE
IN MOTION
ALOAN

 

 

 

 

 

 

LUKENY - Synchrovisão CEO


Lukeny Fortunato. / portugese bio

Lukeny bamba fortunato aka Mestre-lb nasceu em Luanda-Angola.
Foi influenciado pelo Break dance,Bob marley ,
e tambem pelos primeiros trabalhos do antigo grupo do DJ Goo "SILENT MAJORITY".e muito mais …
Em 88 dancava com amigos do predio 187 na Rua comandante Jika, no Alvalade.

Principio dos anos 90 ,Lukeny sentiu-se cativado pela cultura Hip hop e outros vibes como  Kizomba, a danca Angolana que aprendeu a dancar depois de ser criticado varias vezes por dancar mais o break dance. Sempre gostou dos Grandes Kotas da Musica Angolana como Jacinto Tchipa e Calabeto e outros,  embora  a malta jovem sempre ouviu a Musica dos kotas com uma certa  ironia , mas hoje tudo faz sentido.

Em 92 em Lisboa fez parte de um grupo de danca com amigos (Ze,Nando e Caxuxa) Afrikanos de nacionalidades  diferentes ( Ze era cabo verdiano,Nando tinha raizes Santomenses , e a caxuxa Angolana). Foi com este grupo de amigos que lukeny começou a enfrentar grandes multidões a frente dos palcos.

Em 93 Deixou todos amigos de Portugal e Regressou a Luanda uma vez que os confrontos de 92 já tinham acalmado. E foi em Luanda  onde comecou a ter aulas de Piano na Igreja Metodista com o Mestre Mateus embora ter desistido mais tarde quando teve que partir para Africa do sul em 95.

Em 98 gravou o primeiro "Demo" (Mestre-lb revolution) na Africa do sul onde estava a estudar,e no mesmo ano gravou a primeira Musica "Mestre-LB LIFE".

Em 2002 gravou  a Musica  "A Luta continua" e "Poesia’  feat - Michell harmon aka shelly shelle" Em Louisiana - Sul dos Estados Unidos onde estava a estudar  e a trabalhar.

AS DUAS Musicas foram produzidas pelo Mr Goo o seu irmao mais velho.
E estao incluidas no cd de Goo AKA Legooster  "Deeper Shades of Soul de 2003

As Musicas passaram varias vezes na RDP Africa no Programa Solsticio onde Lukeny e o Goo foram entrevistados pelo Antonio Santos.

Fins dos anos 90 formou uma comunidade que junta quase todos os dias jovens Angolanos para conversar , debater , e trocar ideias , hoje a organizacao tem um grande numero de USERS ANGOLANOS espalhados pelo mundo inteiro, e deram origem ao website
http://uk.msnusers.com/RAPSOUL/_whatsnew.msnw http://artesaovivo.bravehost.com/pavoo2.html

A Organizacao Rap&soul foi formada por Lukeny  e Pedro franco - C_C_C_P_H e Mario - Afrothug e amigos, e ja teve mais de 1000 USERS Angolanos que são os Membros do Rap&soul.

Principio de 2004 depois de Regressar a Luanda Definitivamente  Lukeny passou a representar a Synchrovision/Synchrovisao em Luanda,  foi Convidado para abrir O Espectaculo Do Joe o cantor de R&B  Norte Americano em Luanda num dos espectáculos da Casablanca no Karl Max.

E também foi num Restaurante no Cine Karl Max que Lukeny começou apresentar Prosa Poética no estilo “Spoken Word”.

E no dia  19 de Abril de 2004 Lukeny Fortunato  Abriu o Primeiro spoken word  Open mic (microfone aberto) poetry cafe em Angola  que hoje chamamos de Artes ao vivo a  nossa (Polifonia Poetica).

Com apoio de Africk, Andreza, Marcos, Ollyssassa, Keita mayanda, CCCPH o evento cresceu

Era um  Evento de Poesia, Prosa Poética, e Spoken Word (palavra falada) que comecou na Galeria Cenarius, depois passou a ser realizado na Galeria Celamar, e depois Doca 8, e actualmente todas as tercas feiras e ultima sexta de todos os Meses no Espaço Bahia.

Já se perdeu a conta do numero de jovens , Poetas e Poetizas que tem participado nesses eventos que se realizam todas as terças do Ano, e podemos dizer que o Artes ao vivo tem quebrado a monotonia da malta jovem Angolana que tem participado nos eventos.

Depois do surgimento do Artes ao vivo em 2004, nos já podemos ver mais jovens a Recitar poemas, inclusive podemos encontrar outros eventos criados por jovens que passaram pelo Artes ao vivo, Eventos e Shows que contem a mesma formula criada pelo Lukeny Fortunato, um dos exemplos e o (Leva`arte).

Lukeny Fortunato Também teve a oportunidade de abrir o grande Espectáculo alusivo o dia da Mulher em 2005 no cine Karl Max organizado pela Casa Blanca.

No mesmo ano o seu Amigo Nastio Mosquito criou o show (Beijinho no Rabo) e teve o Lukeny como convidado, um Grande show que não so deu  asas ao movimento da (palavra falada) como também deu Origem ao casamento dos dois Artistas que ate hoje trabalham juntos em prole da Arte.

Depois do (Beijinho no Rabo) Lukeny e Nastio criaram um novo Show denominado (CONTRADICOES) devido as Contradicoes entre os dois Artistas, e mais uma vez  Nastio Mosquito representou o seu lado com a Palavra falada, e Lukeny Fortunato representou o seu lado mais Hip hop representado o mc o rapper.

Depois da longa viajem com Beijinhos e Contradicoes, no dia 16 de Dezembro de 2005  Lukeny Fortunato criou o (Eclectismo Poético)  onde audiência teve a oportunidade de sentir a mistura de Prosa poética e Hip hop jazz por cima dos instrumentais do Mr Goo.

O Eclectismo poético começou a ter boas Criticas, mas como sempre Lukeny não se sentiu satisfeito, uma vez que apenas havia um intervalo com teatro, e Comedia, Lukeny  convidou o Grande Mestre das Ruas de Hip hop de Luanda, alguém tem Amor de verdade pelo Hip Hop que e conhecido como Kool Klever.

E foi apartir desse momento que ambos deram uma nova dinâmica ao Eclectismo Poético, tornando o Evento no maior Movimento de Hip hop Clássico  de Angola, começando com a Proibicao de (play back).

 A nova audiência que o Eclectismo cativou que nem se quer prestava atencao as palavras da Musica Rap, passou a perceber a Arte que o HIP HOP transmite, as novas massas que o Eclectismo Dominou passaram a perceber a Poesia nas letras das Musicas.

E foi assim  que as rádios passaram a valorizar outros talentos Angolanos que estão inseridos no Movimento Hip hop, noutras palavras o que Batia no Eclectismo batia nas rádios, ultrapassando o preconceito do  Rap Underground, e um grande exemplo foi o MC/Produtor  (DJi tafinha).

O outro grande passo Ecléctico foi União de forcas de Lukeny & Kleva com  DJ Callas & Daniella patrício com o grande evento (HIP HOP Luanda), onde o Graffitti, e os B-boys, Elementos da Cultura Hip hop que raramente estão presentes nos eventos foram a primeira Prioridade a frente da Imprensa.

E foi assim que o Eclectismo poético levou o HIP HOP Angolano a Realidade tal como disse o Kleva temos que mudar a cara do HIP HOP  nacional.

Meados de  2006  o Eclectismo poético Organizou um evento com a cobertura do programa Urban massive do Channel O, onde o apresentador Kabelo “KB” Ngakane, e a sua equipa sentiram-se estufefactos com a vibracao e energia do evento

A comemoração do 16º aniversário de Danilo dos Santos , filho de sua excelência o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi diferente no dia 26 de Setembro de 2006 com a presença do Eclectismo poetico e Callas enterteinment, onde segundo o Lukeny,  foi uma honra porque nos anos 80 os Break Boys de Luanda q dançavam nas Ruas e nos Terraços dos prédios eram sempre corridos, e Hoje o Eclectismo poético já consegue mostrar o valor dos elementos da cultura Hip hop em vários lugares, e quando foi apresentada a Cultura Hip hop aos kotas e aos convidados do Danilo para Organizacao Eclectica foi mais um passo.

No dia 10 de Novembro de 2006 a Trienal  de Luanda em colaboracao com o  Eclectismo Poético organizaram um Show denominado New york is now inspirado no Poema de “Walt whitman” / 1921 e na Musica New york is now, de Ornette Coleman, com o Escritor, Musico, pensador, performer, Paul D. Miller conhecido por SPOOKY , (dj spooky)  um artista e curador profundamente conhecedor da historia da Musica Universal. Sendo a memoria uma das bases essenciais da producao artística na cultura contemporânea, e com ela que DJ Spooky opera nos seus trabalhos publicados como produtor e ensaísta_ Rhythm Science, 2004 e sound Unbound, 2005.

Foi um dos Maiores eventos  que o Eclectismo poético Organizou depois do Hip hop Luanda, embora os trabalhos do Spooky já eram conhecidos pela Synchrovision porque o Mr Goo já tinha feito e faz trabalhos com o Spooky, então foi bom para o Lukeny que representa a Synchrovision como Synchrovisao em Luanda conhecer o Spooky, que inclusive também trocaram algumas ideias e material Musical para remixes, e ambos estão em contactos ate hoje.

O Eclectismo Poético já levou o Lukeny e Kleva ate a MTV Base e Channel 0, e ambos dizem que e apenas o principio.


 Mensagem de Lukeny Fortunato:

 O que nos diferencia e a forma que sentimos a coisas e a maneira que lidamos com elas.

E não podemos esquecer que os erros pequenos são muito mais perigosos em relacao aos grandes porque nos ignoramos e eles tornam-se Gigantes.



Lukeny aka Mestre LB.-
Synchrovisão CEO / english bio

Lukeny bamba fortunato aka Mestre-LB was born in Angola - Luanda.
He was influence by Break dance , Bob Marley and Silent Majority ,Goo's group in the late 90s.
In 89 he used to dance with friends back home,then he felt really close to Music in general,he says ,music was like a
drug to him.
In 92 during a time of political dissension in Angola he went to Portugal, where he meet Ze,Nando,and caxuxa,they got together and form a break dance group.

In 98 he recorded his first "DEMO" (Mestre-LB Revolution)
in South africa while he was going to school in Johannesburg then the same year he recorded his first song "Mestre-LB Life".
In 2002 he recorded " A luta continua " and "Poesia - feat Michell Harmon aka Shelly shelle both tracks produced by DJ Goo Lukeny's brother.
Both tracks were released on the "Deeper shades of Soul" Goo's Cd (03).


The tracks recieved very good critics and enthousiasm on
the (RTP)Radio televison portuguese where Lukeny and Goo were interviewed.
The Tracks are also constantly played at Nacional
radio of Angola-Luanda.

Lukeny aka Mestre-lb has lot of projects in mind like A-A vol 1 (Angola-Afrika vol 1) "Poesias Infinitas "and "Revolucao em forma de Combustao" and "Lukeny vs Goo project"
The tracks recieved very good critics and enthousiasm on
(RDP) SOLSTICIO where Lukeny and Goo were interviewed.
2004 he open the first spoken word and open mic poetry cafe in ANGOLA.

Feel free to visit

 www.rap-soul.cjb.net

http://artesaovivo.bravehost.com/pavoo2.html

   

[home] [contact] [ARTISTS] [discography] [about us] [press releases] [dates] [gallery] [news] [links]

Synchrovision records
infos@synchrovisionrec.com